Dicas do Samuca

Como posso ajudar no trabalho de parto da minha fêmea?

Voltar 05/07/2017

Sua cadela ou gata está prenhe e durante algumas semanas você acompanhará o desenvolvimento de sua gestação preparando-a para o parto. Algumas dúvidas podem surgir durante este período, como por exemplo, tempo de duração da gestação, cuidados relacionados a dieta, saúde dos filhotes, entre outros.

Geralmente, o período de gestação canino pode durar de 58 a 68 dias, já em felinos este período pode variar entre 64 até 67 dias. O tempo gestacional pode variar de uma raça para outra em ambas as espécies.

Algumas linhagens puras tendem a apresentar maior dificuldade no momento do parto do que animais sem raça definida, sendo de grande importância que o tutor saiba identificar quando o parto não está indo bem e se há a necessidade de atenção especial ao seu animal de estimação. Fisiologicamente, o organismo dos pets é preparado para que eles consigam parir sem grandes dificuldades, inclusive, partos distócicos correspondem a 5% a 6% em gatas e cadelas, um índice considerado baixo, mas que pode aumentar quando analisado em uma determinada raça.

20131017-gata-com-filhotes-300x200A partir do 20º dia de gestação já é possível a realização de exame ultrassonográfico pelo Médico Veterinário, antes desse período é sempre importante que o profissional acompanhe a saúde geral da gestante indicando qual a melhor dieta, manejo profilático e cuidados especiais em geral. O ideal é anotar alguns endereços e telefones de profissionais de sua confiança dias antes do parto, para que não haja imprevistos, sendo imprescindível o atendimento veterinário em casos de urgência e emergência para a sobrevida da mãe e dos filhotes.

Ambiente adequado

De 7 a 10 dias antes da previsão do parto arrume um local onde seja possível o animal ficar confortável, forre com toalhas e/ou panos limpos. Esse local pode ser uma caminha a qual o animal esteja acostumado, ou uma caixa limpa com bordas altas que impeçam que os filhotes saiam. Essa ambientação com a caminha ou caixa pode ser feita com alguns dias de antecedência para que a animal escolha naturalmente aquele local na hora do trabalho de parto.

Uma vez que seu pet começar a parir, caso não escolha a caixa preparada especialmente para ela, não a tire do lugar, isso pode trazer riscos aos filhotes e causará estresse a futura mamãe, deixe-a à vontade.

Causas de distocias

dog_amamentando

Partos distócicos podem ocorrer devido a problemas de origem materna ou fetal. Destacam-se entre as principais causas a posição fetal inadequada e a inércia uterina (ausência ou diminuição do número de contrações do útero). Porém, ambientes conturbados, com presença de outros animais, e até mesmo pessoas, podem transmitir insegurança, deixando a fêmea ansiosa e fazendo com que ela tenha dificuldade na hora de expulsar os filhotes do útero. Para estas situações existem vários métodos de tratamento que somente o Médico Veterinário poderá realizar após avaliação obstétrica.

Como auxiliar

gatas_orgulhosas_filhotes_10Para que tudo ocorra bem, é importante saber identificar alguns sinais que a gestante apresentará como fazer “ninho”, inquietação, rejeição a refeição e a ingestão de água e logo, início das contrações, seguido da diminuição do intervalo entre as mesmas. No início, as contrações tendem a serem fracas e incompletas e com o passar do tempo, elas vão se tornando mais fortes e regulares. Caso o intervalo entre a contrações se prolongue, o ideal é solicitar ajuda veterinária.

É importante ressaltar que problemas de saúde que ocorrerem com as fêmeas, poderão influenciar negativamente no momento do parto, sendo assim, devemos sempre manter o check-up em dia e utilizar produtos que sejam específicos para esta condição, como o Homeo Pet Pró- Parto.

O Pró-Parto é indicado para auxiliar no parto das fêmeas, estimulando as contrações uterinas e reduzindo a ansiedade durante e após o parto, promove a dilatação do colo uterino, além de favorecer a posição fetal. Este medicamento homeopático foi desenvolvido através de produtos naturais sendo ausente de toxidez, sem contraindicações e não oferece risco à saúde em caso de superdosagem. Também deve ser utilizado no pós-parto para promover a limpeza e regressão uterina.

A homeopatia é um meio natural e não invasivo de ajudar a sua fêmea antes, durante e após o parto.

Consulte sempre um médico veterinário.

Compartilhe:

Deixe um Comentário