Sem categoria

Como proteger seu pet do frio.

Voltar 28/06/2018

Com a chegada do inverno, precisamos nos prevenir e proteger os pets do frio. Neste texto você vai encontrar informações e dicas de como defender seu cão ou gato das baixas temperaturas.

É hora de ir tirando as mantinhas do armário, colocar as roupinhas para lavar e se preparar para a queda da temperatura. É o inverno brasileiro, que pode surpreender pela intensidade do frio em algumas regiões.

Como podemos proteger nossos pets do frio? Eles precisam mesmo de algum cuidado extra ou só a camada de pelo natural é suficiente?

Todos os anos, tutores menos preparados são pegos de surpresa pelo frio intenso. Afinal, quem se preocupa com frio num país tropical como o nosso? Mas esse é o pulo do gato!

Por ser um país tão quente, nossas casas e apartamentos não são preparados para o frio. Quando a temperatura cai dentro de casa também, nós não temos lareiras e aquecedores elétricos para ajudar.

Isso é um grande perigo para os animais. Eles estão em constante contato com o chão frio, perdendo calor para o ambiente. Seus corpos então precisam trabalhar mais para gerar a energia necessária e manter a temperatura corporal. Isso cria um estresse no organismo que, geralmente, resulta em baixa na imunidade do animal.

Pelagem

Existem vários tipos diferentes de pelagens em cães. Algumas raças apresentam a chamada subpelo.

Esses animais têm duas camadas diferentes de pelo, sendo uma curta, densa e macia, o subpelo, que protege o corpo das altas e baixas temperaturas. (sim, das altas também!). A segunda camada se trata do pelo que podemos ver, os pelos externos, que precisa ser escovada e pode ser aparada, dependendo do caso.

Algumas das raças que apresentam o subpelo são:

  • Husky Siberiano;
  • Pastor Alemão;
  • Border Collie;
  • São Bernardo;

Durante o frio, o cuidado com o pelo do seu cachorro deve ser o mesmo. Se possível, escove ele uma vez todos os dias. Se não for possível, pelo menos uma vez por semana você deve passar a escova para evitar nós e complicações.

Filhotes e Idosos

Esses dois grupos são especialmente suscetíveis a doenças relacionadas ao frio. O corpo de um cão ou gato filhote ainda está em desenvolvimento. Seu sistema imunológico, ainda em formação. O frio pode minar suas defesas rapidamente e deixa-lo exposto a agentes causadores de enfermidades.

Com os filhotes, é muito importante manter todas as vacinas em dia. Também estar atento à alimentação, oferecendo ração de qualidade e indicada para sua faixa etária.

Quanto aos gatos e cães idosos. Eles têm o sistema imunológico um tanto fragilizado devido ao desgaste do organismo, o que por si só requer mais atenção. Estes animais são mais suscetíveis a apresentar problemas articulares como artrite, artrose e problemas de coluna e com o frio podem ser agravados.

Cães e gatos idosos também precisam de ração indicada para a faixa etária, que atendam suas particularidades, além de alguns cuidados especiais.  Roupas para manter o calor no corpo são uma boa ideia, principalmente se ele sofre de dores nas articulações ou coluna.

Pet com artrite ou artrose? Clique aqui e saiba mais.

Pet com problema na coluna? Clique aqui e saiba mais.

Alimentação em períodos de frio

Algumas pessoas costumam oferecer mais comida para os pets quando chega o frio. Mesmo que por boa intenção, isso não é preciso.

Se o animal já recebe uma alimentação de boa qualidade, seja ela ração ou alimentação natural, e que esteja indicada para sua faixa etária, não há necessidade de mudar a alimentação. Se você estiver em dúvida sobre a dieta do seu cão ou gato, fale com seu veterinário e peça orientações sobre o que é mais indicado para a sua situação.

Saidinhas do gato no frio

Muitas pessoas criam seus gatos com acesso à rua. Este texto não visa questionar o direito de liberdade deste animal tão independente. Porém, uma coisa é certa – Gatos com acesso à rua correm mais risco de serem expostos a doenças transmissíveis, sejam elas vindas do ambiente ou de outros animais. A baixa temperatura é um agravante que diminui a defesa do felino. Ter as vacinas em dia é obrigação redobrada dos tutores de gatos jovens.

Doenças relacionadas à queda de temperatura

O estresse causado pela queda da temperatura pode comprometer a capacidade imunológica dos cães e gatos, o que os torna mais suscetíveis a diferentes tipos de doenças. Nesta época são bastante comuns os problemas respiratórios, como é o caso da traqueobronquite infecciosa canina (ou tosse dos canis), que provoca infecção respiratória de início súbito e tosse aguda.

Homeopatia e Prevenção

Existe mais uma forma de proteger seu animal antes que o frio chegue. O uso preventivo do Homeo Pet Strong vai ajudar o sistema imunológico do seu amigo, fortalecendo suas defesas para proteger seu pet do frio. Além disso, o Strong aumenta o apetite do animal, bem como a produção de células sanguíneas pelo corpo, o que resulta em uma melhor saúde geral do organismo.

Comece a oferecer o Homeo Pet Strong ao seu cão ou gato agora e, juntos, se preparem para encarar o frio sem preocupação!

Compartilhe:

Deixe um Comentário