Curiosidades Animais

Como se explica a rivalidade entre cães e gatos?

Voltar 04/02/2016

Você já tem um cão em casa, porém, está morrendo de vontade de adotar um felino para fazê-lo companhia. Ou o contrário: você já tem um gato, mas tem medo de trazer um filhote de cachorro para sua residência, afinal, sabe bem da rivalidade marcante entre as duas espécies animais.

Mas afinal, qual será o grande motivo para a rivalidade entre as duas espécies?

Não há qualquer garantia ou comprovação científica dos motivos que levam os cães e gatos a não gostarem tanto assim um do outro – porém, o mais provável é que essa rivalidade tenha nascido no próprio instinto de caça dos cães.

Isso porque muito antes de serem domesticados, os cachorros precisavam capturar outros animais para conseguirem se alimentar. E, desde então, a reação dos felinos ao vê-los sempre foi a de um animal estranho que está invadindo o seu território, o que o torna, neste caso, uma grande ameaça.

Além disso, há também o fato de que a relação de caça dos dois é um tanto quanto amistosa “na floresta”, uma vez que eles podem se alimentar dos mesmos animais para sobreviverem.

Quando se arrepiam completamente e saem correndo, os gatos assumem um comportamento de presa, o que logo em seguida estimula o instinto de caça dos cães. Para os especialistas, esse é o motivo mais próximo de algo científico para explicar o comportamento desses animais quando começam a se estranhar em um mesmo ambiente.

E apesar da diferença ‘histórica’ entre as espécies, a verdade é que acostumar os cães e felinos a viverem no mesmo ambiente está longe de ser algo impossível. Mas para que isso aconteça de modo saudável é necessário fazer com que ambos passem por uma socialização, até que aceitem o fato de que, a partir de então, não são mais inimigos – e, inclusive, devem dividir o mesmo espaço.

O mais recomendado para quem quer ter cães e gatos na mesma casa é fazer com que esse processo de convivência comece a ocorrer o quanto antes. O entendimento entre eles também será mais simples caso sejam apresentados um ao outro enquanto filhotes, com 2 a 4 meses de vida.

Compartilhe:

Deixe um Comentário