Curiosidades Animais

Conheça as penalidades para o transporte irregular de cães dentro do carro

Voltar 30/04/2016

Os cães adoram passear, principalmente quando a voltinha envolve carros. É comum ver animais com a cabeça para fora do vidro e sendo segurados apenas pelas mãos de seus donos, mas além de inseguro, esse transporte é também contra a Lei e pode colocar a vida de seu animalzinho de estimação e dos outros condutores e pedestres em risco.

O Código Brasileiro de Trânsito é específico e prevê infrações que vão das médias as graves e aplicações de multas para o condutor do veículo. Não é permitido andar com o cão solto no veículo no colo ou com qualquer parte do corpo para fora do carro.

Saiba mais sobre a condução de animais em veículos motores

Art 252 – Dirigir o veículo

É proibidos transportar animais, volumes ou pessoas à esquerda ou entre as pernas e braços. A penalização para esse tipo de conduta é média com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de multa no valor de R$ 85,13.

Art. 235 Conduzir animais nas partes externas no veículo sem autorização.

Para quem decidir carregar animais, pessoas ou até mesmo cargas nas partes externas do veículo sem que para isso haja uma autorização a penalidade é grave. O condutor recebe 5 pontos na CNH, uma medida administrativa de retenção do veículo e também uma multa no valor de R$ 127, 69.

Como transportar meu cachorro no carro

Existem equipamentos que garantem a segurança de seu animal de estimação e também de todos os passageiros. Os cães de grande porte devem ser levados em caixas de transporte, grades ou até mesmo coleiras e cintos específicos que mantêm seus animais presos ao cinto de segurança do veículo e garantem que ele não pule, atrapalhe sua condução ou sejam arremessados para fora do veículo em caso de batidas ou freados bruscas.

Durante seu transporte (exceto em caixas) o animal deve estar com uma coleira peitoral, que vai garantir ainda mais sua segurança e evitar também que ele seja estrangulado pela força da freada ou batida, o que aconteceria apenas com a coleira que envolve seu pescoço. Dessa maneira você consegue deixar seu cachorrinho seguro e dirigir sem se preocupar se ele está a ponto de saltar do veículo.

Compartilhe:

Deixe um Comentário