Guia de Doenças

Conheça as principais doenças cardíacas que podem afetar seu pet

Voltar 24/03/2017

Assim como nós humanos, os nossos animais também sofrem com doenças cardíacas e isso tem se tornado cada vez mais comum, até porque nossos pets têm tido vida mais longa e as doenças do coração são mais frequentes em animais mais velhos.

Normalmente são doenças progressivas, que vão evoluindo de forma lenta ao longo dos anos, por isso quanto antes se descobrir que seu cachorro ou gato tem uma doença cardíaca, maiores são as chances de ele ter longos anos de vida pela frente, com saúde e qualidade de vida.

Animal x Tamanho x Idade

Dentre as doenças do coração mais frequentes nos cachorros, podemos citar a insuficiência cardíaca, a hiperplasia, a arritmia e muitas outras. Os cães, bem mais que os gatos, apresentam com maior frequência um processo chamado de envelhecimento ou degeneração das válvulas cardíacas, conhecido como endocardiose ou ainda doença valvular crônica. Essas lesões ocorrem especialmente em raças de cães de pequeno porte (pinscher, poodle, yorkshire, entre outros), mais comumente em animais com idade acima de seis anos.

Há ainda outra doença do coração que pode afetar os cachorros, a cardiomiopatia dilatada, aparecendo mais em cães de tamanho maior (raças como boxer, dobermann, dogue alemão, labrador, entre outros). Já os felinos podem desenvolver essas doenças também, especialmente a cardiomiopatia hipertrófica, cujo processo de evolução pode acontecer de maneira silenciosa, manifestando-se quando a doença já está em sua forma mais grave.

cachorro e gato problemas cardíacos

Além destas cardiopatias, os animais que têm o hábito de frequentar regiões praianas podem vir a contrair uma doença chamada de dirofilariose, ocasionada por um verme que se abriga na artéria pulmonar e geralmente acomete o coração, especialmente o lado direito, sendo transmitido através da picada de mosquito.

 Sintomas

Veja abaixo alguns sintomas que seu animal pode apresentar se o coração dele não estiver em pleno funcionamento.

  • Tosse: em cães com disfunção no coração é muito comum a tosse seca, sem a presença de catarro.
  • Dificuldade respiratória: muito comum em casos de cardiopatias crônicas, o animal se cansa rapidamente em um passeio ou brincadeira.
  • Prostração e apatia: seu animal parece estar sempre cansado, abatido, quieto, sem vontade de brincar, correr, pular. Alguns animais também perdem o apetite e podem emagrecer.
  • Sede: Fique atento a quantidade de água que seu pet está ingerindo e se o xixi dele está proporcional ao tanto de água que ele bebe. Animais cardiopatas tendem a reter liquido e beber mais água do que o normal, com isso podem apresentar também acúmulo de líquidos nos membros e abdômen.

Caso observe qualquer alteração no seu animal é importante consultar um médico veterinário de sua confiança.

 Diagnóstico, prevenção e tratamento

O diagnóstico correto para se saber qual das doenças está acometendo a saúde do animal é efetuado através do exame clínico e de exames complementares, especialmente o eletrocardiograma, raio-x de tórax e o eco cardiograma. Sempre leve seu pet ao veterinário para fazer um check-up, pelo menos a cada 6 meses, principalmente se o seu animal já tiver uma idade avançada.

pugO tratamento de animais com problemas no coração vai variar de acordo com a fase da doença, se está em um estágio inicial ou avançado e do critério do médico veterinário do seu pet.

A homeopatia é muito eficaz no tratamento de doenças cardíacas e ainda tem a vantagem de não causar efeitos colaterais à saúde do seu pet. O Homeo Pet Cardioplus é um produto homeopático da Real H recomendado para a prevenção e tratamento de todas as cardiopatias agudas e crônicas em cães e gatos. O medicamento é de natureza 100% homeopática, portanto não tem contraindicações nem riscos de intoxicação, mesmo em casos de superdosagem.

*Consulte sempre um médico veterinário e para mais esclarecimentos entre em contato com o Departamento Técnico da Real H.

Compartilhe:

Deixe um Comentário