Guia de Doenças

Cuide do Coração do Seu Pet

Voltar 27/05/2020

Assim como os seres humanos, os cães e os gatos também podem apresentar alterações e problemas no coração, as chamadas de cardiopatias. Elas prejudicam o funcionamento do órgão, a saúde e a qualidade de vida do animal. 

São mais comuns em animais idosos, porém, podem ocorrer em todas as fases da vida. Em animais jovens o problema geralmente é congênito, presente desde o nascimento. Nos adultos estão relacionadas a alterações adquiridas durante a vida. Já nos idosos são provenientes de desgaste ou associadas a outras doenças, principalmente a Insuficiência Renal Crônica. 

No início os problemas de coração geralmente passam despercebidos, resultando, quase sempre em diagnóstico tardio, quando o quadro já se agravou. Animais cardiopatas podem apresentar tosse, dificuldade respiratória, frequência cardíaca anormal, edema nos membros, e aumento no volume abdominal. Além disso, esse animais cansam facilmente, podem apresentar fraqueza, indisposição, intolerância a exercícios e até mesmo desmaios.

As cardiomiopatias mais comuns estão associadas com o aumento do volume do coração (cardiomiopatia dilatada), aumento da força muscular (cardiomiopatia hipertrófica) e degeneração das válvulas (endocardiose).

Na rotina clínica o Médico Veterinário avalia o coração através do histórico do paciente e de exame físico. Normalmente se faz a auscultação cardíaca, verificação do pulso, coloração das mucosas e o padrão respiratório do animal, dentre outros. Por meio desses procedimentos é possível notar alterações e solicitar exames diagnósticos mais sensíveis, como radiografia do tórax, eletrocardiografia, ecocardiografia e até marcadores da função cardíaca. 

O tratamento é instituído de acordo com a cardiopatia presente, e, de forma geral, seu objetivo é controlar os sinais e a progressão da doença. 

Prevenção e Tratamento

Para o tratamento das cardiopatias a Real H desenvolveu o Homeo Pet Cardioplus. O medicamento tem por objetivo o tratamento de todas as cardiopatias agudas e crônicas de cães, gatos e outros animais de companhia. O Cardioplus estimula o correto funcionamento cardíaco, melhorando assim os sintomas relacionados às cardiopatias.

Por ser homeopático o Homeo Pet Cardioplus não tem riscos de intoxicação, efeitos colaterais ou contraindicações, podendo ainda ser associado a medicamentos alopáticos quando isso for necessário.

Em caso de dúvidas consulte o Médico Veterinário.

Para falar com a Real H acesse: www.realh.com.br 

Compartilhe:

Deixe um Comentário