Muitas pessoas não sabem, mas animais de estimação também podem sofrer de depressão. Aliás, a cada ano o número de cães diagnosticados com esta doença tem aumentado no mundo todo.
A depressão animal, na grande maioria das vezes, vem acompanhada de outras situações como traumas, fobias e ansiedade em excesso. O estado de depressão também pode ser desencadeado por alterações na rotina do animal, e até situações diferentes como, por exemplo, mudanças da residência ou até durante a recuperação de uma doença, já que os sintomas de problemas de saúde persistentes podem levar um cão a sofrer de depressão.
Estudos recentes também provaram que os animais também sofrem com as mesmas situações sofridas pelos humanos, como a perda de alguém querido (um dono ou outro cão companheiro) ou a troca da rotina. A depressão canina pode ser confundida com outros comportamentos animais, como por exemplo, a tão conhecia ansiedade de separação.
O animal pode apresentar ansiedade, choro, falta de apetite e outros comportamentos que antes não eram presentes como coceira excessiva, morder muito as patas, entre outros. Se por acaso estiver desconfiando que seu cachorro está sofrendo de depressão, procure a orientação de um médico veterinário.
Somente o veterinário poderá indicar quais os melhores métodos de tratar o problema, que pode ser tanto o tratamento de outras doenças existentes ou sintomas, a troca do ambiente e um convívio mais próximo de seus donos. Em casos mais graves uma medicação especial poderá ser indicada por tempo determinado também pelo profissional.
Como evitar a depressão canina
Apesar de ser difícil dizer uma única causa para a depressão canina, cuidados constantes e atenção podem diminuir as chances disso acontecer. Caso precise se mudar, lembre-se de levar os objetos preferidos do animal para que ele não estranhe muito a nova rotina.
Evitar deixar o animal sozinho por muito tempo, estimular a prática de atividades físicas, passeios e brincadeiras também podem ser excelentes formas de evitar a depressão animal. Além disso, carinho e atenção são importantes para todos os seres vivos, então se você tem um cão, dedique um tempo de sua vida para fazer dele um animal mais feliz.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024