Os problemas de pele estão entre os principais entre cães e gatos. Estima-se que entre 20 e 75% dos animais que chegam à clínica veterinária apresentem doenças dermatológicas como queixa principal ou doença secundária.
Dentre as doenças mais comuns estão as dermatofitoses, que são infecções de pele causadas por fungos. A grande ocorrência desta doença em animais ou pessoas se deve principalmente ao nosso clima quente e úmido e que favorece a proliferação do agente. Por conta disso o problema tende a aumentar no verão.
As dermatofitoses são doenças extremamente contagiosas, não apenas entre os animais, mas também dos animais para o homem. A transmissão pode ocorrer por contato direto com pelos e caspa infectados ou com elementos fúngicos dos animais.
O problema pode acometer animais de todas as idades, sexo ou raça, mas, devido à baixa imunidade, animais jovens, idosos e debilitados são mais predispostos a adquirir infecções fúngica e a desenvolver os sintomas.
Os cães com infecção por fungos na pele podem apresentar áreas com lesões em forma de anel, alopecia (perda de pelo), e crostas, caspas e/ou pápulas. Podem ainda apresentar nódulos eritematosos e foliculite.
Felinos apresentam com maior frequência áreas irregulares ou anulares de alopecia, com ou sem descamação. Os pelos parecem quebrados e desgastados. A alopecia pode ser grave e disseminada e acompanhada de pouca evidência de inflamação.
O prurido (coceira) é geralmente mínimo ou ausente, embora esporadicamente possa ser acentuado quando há infecção bacteriana secundária.
O diagnóstico é feito através de exame físico e exames complementares como, fluorescência frente a lâmpadas de Wood, exames microscópicos dos pêlos (tricograma), cultura fúngica ou através de biópsia da pele.
Para o tratamento convencional são utilizadas drogas antifúngicas com muito cuidado, pois o caso pode tornar-se crônico ou redicivante caso os tratamentos sejam ineficazes, com duração inadequada, por falha na tricotomia ou falhas na eliminação das possibilidades de contágio, seja de animais ou do meio ambiente.
Para o tratamento seguro das dermatofitoses, a Real H desenvolveu o Pró-Derma, produto homeopático indicado para a prevenção e tratamento de problemas de pele como dermatites, dermatoses, dermatofitoses e atopia.
A utilização do Pró-Derma no tratamento de fungos na pele é segura bastante eficaz, não causa intoxicação nem efeitos colaterais e, como o produto não gera resistência, não há o risco de o agente deixar de responder ao tratamento.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024