Dicas do Samuca

Emergência Animal: saiba qual a melhor conduta

Voltar 11/09/2017

No momento em que optamos em ter um animal de companhia, o ideal é realizar uma pesquisa sobre qual espécie, raça e porte se encaixarão de maneira mais adequada a nossa rotina. É importante, também, consultar o Médico Veterinário para a orientação sobre os principais cuidados a serem realizados que possibilitarão harmonia nesta relação que é nova tanto para o tutor quanto para o pet. 

O contato com o Médico Veterinário vai ajudar não somente na orientação sobre os cuidados necessários com o pet, mas também na tomada de decisão sobre o momento em que o animal vier a se machucar. Sabemos que os animais de estimação podem ser agitados e brincalhões e, por muitas vezes, extremamente curiosos, o que pode resultar em acidentes dos mais diversos tipos, causando traumatismos físicos.

Situações como cair de escadas, de sofás, se machucar brincando no quintal ou, até mesmo, no passeio ao ar livre, podem acontecer em nossa rotina com o pet e precisamos estar preparados para conduzir a situação de maneira correta.

Como agir quando o animal se machucar?

Diversos são os acidentes que podem envolver os animais de estimação, o importante é manter sempre o telefone do Médico Veterinário em mãos para que o atendimento seja realizado adequadamente.

O profissional poderá abordar o animal lesionado utilizando o protocolo ABCDE do Trauma, que consiste em etapas a serem avaliadas a fim de garantir o sucesso no atendimento:

e59f87d1ee89fb1e93c4951eabeca7ca--your-pet-traumaA de airway (ou vias aéreas): nessa primeira etapa o Médico Veterinário deve checar se as vias aéreas estão desobstruídas;

 B de breathing (ou respiração): será avaliado se o animal de fato consegue respirar. É checado o movimento do tórax e realizada a ausculta se necessário;

C de circulation (ou circulação): é verificado se há hemorragia, qual a coloração da pele do animal e averiguação do pulso;

D de desability (ou incapacidade): avaliação do nível de consciência e capacidade de resposta a estímulos;

E de exposure (ou exposição): nesse momento é necessário verificar se o paciente está perdendo temperatura e se necessita serem removidos os acessórios dele como, por exemplo, roupas, guias, entre outros, que possam atrapalhar o atendimento.

Tratamento

Garantindo o correto atendimento do seu animal de estimação a recuperação do trauma psicológico e físico será eficiente.

Devido a estas situações necessitarem uso de medicamentos para controle da dor e desinflamação local e, por muitas vezes, a necessidade de analgesia se estender devido ao perfil dos ferimentos, o tratamento com medicamentos homeopáticos pode ser uma boa alternativa por não causar sobrecarga medicamentosa ou risco de toxidez.

O Homeo Pet Trauma é indicado na recuperação após traumas físicos de qualquer natureza como, por exemplo, acidentes, brigas, quedas, pancadas, entre outros. Age reduzindo a dor e a inflamação, acelerando a absorção de edemas e a cicatrização. Por se tratar de um medicamento homeopático não possui contraindicação. Consulte sempre um médico veterinário.

Compartilhe:

Deixe um Comentário