Dicas do Samuca

Encontrando carrapato no seu cãozinho

Voltar 07/02/2012

Um dia você vai fazer carinho no seu cachorro e sente algo estranho ao passar a mão nele. Seu amigo está sendo feito de alimento para um carrapato (ou até mesmo mais de um) e você se desespera. Calma! Nós vamos explicar o que são estes parasitas e o que fazer para acabar com eles.

 

De onde saem: Os carrapatos vivem no mesmo ambiente que nós: estão na grama, nas paredes, no chão… Em qualquer lugar que ele possa ficar tempo suficiente sem ser descoberto até achar seu hospedeiro. Cachorros com carrapato são mais comuns por que o parasita anda primeiro sobre o pelo do animal para depois se fixar em áreas em que o cão não conseguirá tirá-lo, como o pescoço ou a cabeça e até mesmo nas patas.

 

Danos causados no cão pelo carrapato: Se o parasita não transmitir nenhuma doença, os danos são poucos, como pequenas lesões na pele. Porém, se o número de carrapatos foi muito grande, o cachorro pode ficar com anemia, além é claro da chance de adquirir uma doença.

Algumas doenças transmitidas pelo carrapato são zoonoses, ou seja, são prejudiciais também aos seres humanos, sendo a febre maculosa a pior delas. O carrapato transmite a doença por meio de uma bactéria e seus sintomas não dão muitas pistas do que se trata. Por isso, toda atenção é necessária.

 

Como combatê-los: Não basta só tratar o animal, é de grande importância que se dedetize o local em que o cão vive, pois se ele está com carrapato, é bastante provável que o ambiente esteja sendo também morada dos parasitas. Por isso a higiene é sempre a melhor pedida. Mantenha seu pet com os banhos em dia, de preferência com os pelos aparados e vivendo em um ambiente limpo!

 

A Homeopet trabalha com homeopatia para pequenos animais e tem o produto certo para combater o carrapato. O Paracanis controla não somente os carrapatos, mas também as pulgas, mesmo em animais que estejam com um grande número do parasita no corpo.

O cachorro se coça bastante na tentativa de tirar o carrapato

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário