Felinos

Era uma vez, um gatinho que não conseguia fazer xixi…

Voltar 12/11/2013

Entenda sobre a Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos

Muitos donos de gatos já vivenciaram esta história e, como ela pode acontecer com outros gatinhos é importante estar atento. Se seu gato passou a urinar em pequenas quantidades, muitas vezes ao dia e em vários lugares diferentes, ele pode estar sofrendo da Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF) também conhecido como Síndrome Urológico Felino. A médica veterinária, Patrícia Martins Rezende, conta que a DTUIF é a razão para a admissão de 4% a 10% de felinos em hospitais veterinários.

Patrícia explica que, além da alimentação, fatores como pouco exercício, castração, falta de local adequado e limpo para o animal urinar, estresse, pouco consumo de água entre outros, podem levar a DTUIF. Há ainda a suspeita de um componente viral na Síndrome.

“A maior ocorrência é em animais de dois a seis anos. Outros sintomas comuns são: micção lenta e dolorosa, presença de sangue devido à obstrução parcial ou completa da uretra, causada pela presença de cálculos que podem bloquear completamente a passagem e, mesmo que o gato tente, não consegue urinar naturalmente”, alerta a Médica Veterinária.

Segundo a Veterinária é estimado que até 70% dos casos que tiveram um episodio apresentarão reincidências. “A taxa de mortalidade varia de 6 a 36%”.

O diagnóstico é confirmado por meio de exames clínicos laboratoriais e complementares como radiografia e/ou ultrassonografia. A doença precisa ser tratada rapidamente e é o médico veterinário quem determina o tratamento ideal para cada caso. Uma solução apontada pela médica Patrícia é o tratamento homeopático. “O método tem demostrado eficácia na resolução destes casos, pois age dilatando o canal da uretra facilitando a passagem dos cálculos durante a micção do felino. Outros pontos positivos é que a homeopatia não oferece risco de intoxicação, não há contraindicações, além de não oferecer riscos à saúde em caso de superdosagem”, esclarece.

Reforçando os sinais e sintomas:

Urinar várias vezes e em locais diferentes (o gato muda de lugar, pois associa a dor ao local); entrar e sair da caixa sem urinar; urinar com dificuldade e em pequenas quantidades; presença de sangue na urina.


 

Compartilhe:

Deixe um Comentário