Guia de Raças

Fila brasileiro – Guia de raças

Voltar 01/07/2015

Com olhar melancólico, expressão tranquila, alto e esguio, assim é o Fila Brasileiro, um cão conhecido por ser muito valente e determinado, além de obedecer às ordens, ser paciente com as crianças, protetor e um excelente cão de guarda. Não se sabe exatamente como ele surgiu, mas foi a partir de um cruzamento entre três raças: Bloodhound, Buldog Inglês e Mastiff, portanto, o Fila tem características de todas elas.filhotes de fila brasileiro 2

O Fila Brasileiro, no passado, chegou a ser usado para encontrar escravos fugitivos, por aí já se nota que o animal tem um excelente olfato. Para manter uma raça como essa sempre feliz, ter um quintal bem espaçoso é um ponto importante! Inclusive, o Fila tende a preferir viver na zona rural à urbana, justamente para poder extrair o potencial do seu físico atlético.

Apesar da aparência bastante imponente, o Fila Brasileiro, no geral, demonstra um comportamento dócil e é muito obediente às ordens do seu dono. Quando na presença de estranhos, ele é bem desconfiado e não se familiariza facilmente, por isso, é muito utilizado como cão de guarda.

Os machos dessa raça têm a altura entre 65 e 75 centímetros e pesam cerca de 50 quilos, enquanto as fêmeas têm entre 60 e 70 centímetros e 40 quilos, aproximadamente. A pelagem do Fila Brasileiro é curta, grossa e bastante densa, mas macia e dispensa excesso de escovação.

O focinho do Fila é largo e a profundidade é quase igual ao comprimento; as orelhas são grandes e caídas; os olhos são bem separados e de tamanho médio ou grande e o pescoço é forte e bastante musculoso, ajudando a reforçar a imagem resistente e valente do Fila.

Esse cachorro não tem muita facilidade para fazer amizade com outros cães, e menos ainda com animais de outras espécies. Ele é bem tolerante, tanto ao frio, quanto ao calor, e aprende rápido, mas, enquanto estiver em processo de treinamento, evite ser rígido demais quando ele cometer algum erro, porque isso pode resultar em maior dificuldade para que ele assimile uma regra.

A expectativa de vida dessa raça é de oito a 12 anos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário