Guia de Raças

Gato Exótico – Guia de Raças

Voltar 04/04/2016

Origem

Você conhece o gato exótico? Trata-se de um animal dócil, lindo e, literalmente, exótico. A raça foi criada na década de 60, com o objetivo de obter um animal tão belo quanto o Persa, porém de manutenção mais fácil. Para isso, foi induzido o cruzamento de gatos Persas com Americanos de Pelo Curto, obtendo assim uma espécie de Persa com o pelo mais curto.

Características do gato exótico

Normalmente, os gatos dessa raça têm a cabeça arredondada, com bochechas cheias e crânio e maxilar largo. Têm olhos bem redondos e brilhantes, cuja cor varia de acordo com a cor da pelagem. O corpo é grande e forte, bem estruturado, e com uma cauda curta e espessa. Os pelos são aveludados e eretos, algumas vezes até com aparência de “espetados”, sendo um pouco mais longos do que nas outras raças de pelo curto, sem chegar ao comprimento das raças de pelo longo. Sua personalidade é dócil e costumam ser apegados ao dono, são ativos e brincalhões, um companheiro para todas as horas. Embora a maturidade possa vir mais tarde do que nas outras raças, são excelentes caçadores.

Cuidados

É um animal que se adapta muito bem a espaços pequenos, podendo ser mantido em um apartamento. A higienização do pelo deve ser garantida através de banhos mensais (no inverno, a frequência pode ser de um banho a cada dois meses). Olhos e ouvidos devem ser regularmente limpos com um algodão e o pelo deve estar sempre escovado. Caso precise tratar carrapatos ou pulgas, converse com o veterinário, pois existem produtos no mercado específicos para esta aplicação. Ter um animal de estimação demanda responsabilidade por zelar pela vida e a saúde de um ser indefeso.

Curiosidades

  • O gene do pelo curto é recessivo, portanto, em um cruzamento de dois gatos da raça Exótico, podem nascer filhotes tanto de pelos longos quanto de pelos curtos.
  • Gatos Exóticos machos costumam ser mais afetuosos que as fêmeas.
  • Nos EUA, o Gato Exótico é classificado até hoje como um gato de pelagem longa, pois tomam como parâmetro o American Shorthair (Americano de Pelo Curto) que, embora seja uma das raças que deu origem ao Exótico, apresenta pelagem bem mais curta.
Compartilhe:

Deixe um Comentário