A raça Maine Coon é de porte grande, com orelhas grandes e estrutura óssea bastante sólida. O peito dos gatos dessa linhagem é amplo e sua cauda tem uma pelagem exuberante. Seu corpo e cabeça têm formato retangular, que são características marcantes, assim como a sua notável massa muscular.
Há muitas teorias sobre a origem do Maine Coon. No entanto, acredita-se que a raça seja um resultado da cruza entre gatos de pelo curto nativos e felinos europeus de pelo longo, possivelmente Angorás. Não se tem uma data exata para a sua identificação em seu país original, os Estados Unidos. Entre os séculos XVI e XVII, os gatos domésticos vindos da Europa para a Nova Inglaterra, região extraoficial no nordeste dos Estados Unidos, enfrentaram invernos rigorosos. Devido à seleção natural, apenas os mais adaptáveis e resistentes sobreviveram. Sendo assim, o Maine Coon se desenvolveu como um gato de constituição robusta.
Os representantes dessa raça são grandes e muito pesados. Um macho de Maine Coon pode pesar até 13 quilos. Sua cabeça é considerada pequena ou mediana, ainda que proporcional ao corpo. Seu focinho não é achatado como o de um Persa, mas seu perfil não é particularmente alongado. Tanto as patas quanto o corpo do Maine Coon são longos. A pelagem deles é macia e mais longa na região do estômago e nas laterais.
Como com todas as raças que possuem pelagem longa, os gatos Maine Coon precisa ser penteado com frequência e passar por tosas regulares para que os pelos não fiquem com nós.
Esse tipo de felino costuma viver 12 anos e meio e é bastante saudável e resistente, pois se adapta para sobreviver. O perigo mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica felina (HCM). A HCM é a doença cardíaca de incidências em gatos, independente de serem de raça pura ou não. Já existem exames para detectar a possibilidade do animal de desenvolver a doença. Outro problema em potencial é a atrofia muscular, doença de caráter hereditário que causa perda de neurônios da medula espinhal responsáveis por ativar músculos esqueléticos de tronco e membro.
Entre todas as raças de felinos domésticos de pelos longos nativas dos Estados Unidos, a Maine Coon é a mais antiga de todas. Outra curiosidade é que essa é a maior raça de gatos do mundo.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024