De forma geral sim, são fêmeas, visto que a cor da pelagem é uma herança que possui estreita relação com a estrutura genética referente ao sexo feminino dos felinos.
Nesse caso, gatos que possuem em seus pelos três cores, tais como preto, laranja e branco, por exemplo, geralmente são fêmeas. Em alguns casos é possível que as fêmeas desses animais possuam até quatro cores.
As gatas normalmente apresentam os pelos mais brilhantes do que os felinos do sexo masculino, no entanto as fêmeas sofrem mais perda de pelos que os machos, especialmente quando elas atravessam o período do cio.
Cuidados essenciais com os pelos
Em relação ao colorido dos pelos, os felinos podem possuir um padrão de cores no estilo tigre em laranja, pardo e branco, ou até mesmo em tons cinza e alaranjados, que no caso são os gatos romanos. Aliás, os gatos romanos, de coloração alaranjada e amarela, são em sua maioria do sexo masculino.
Independente do sexo ou da coloração da pelagem, os cuidados com o pelo dos gatos iniciam com uma alimentação saudável, com vitaminas e proteínas necessárias que fortalecem a pele, assim como a estrutura dos pelos.
A escovação também é essencial para manter os pelos com aparência limpa e bem cuidada. A escovação, especialmente em animais de pelos mais longos, evita que os fios se tornem quebradiços e o surgimento dos nós.
Ao efetuar o processo da escovação é válido realizar a limpeza da escova com o objetivo de retirar os pelos que se prenderam e não se soltaram. Além disso, é necessário passar um pente na escova para auxiliar a retirada da pelagem que se agrupou.
O tipo de pelagem dos gatos vai desde o bastante curto, que é o predominante em gatos como o Sphynx, em que os pelos são difíceis de serem vistos. Há também o pelo encaracolado, como o do Devon rex. Há também os de pelagem mais curta e convencional, com apenas uma cor ou com as pontas dotadas de outros tipos de coloração. Enfim, o importante é sempre manter a higiene dos felinos por meio de escovação constante, alimentação saudável e banho.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024