Guia de Raças

Griffon de Bruxelas – Guia de Raças

Voltar 13/01/2016

Griffon de Bruxelas é uma raça de minicães que surgiu na Bélgica, onde esses cachorrinhos ficaram famosos por atuar como legítimos cães de guarda protegendo táxis, afastando bandidos e atraindo clientes. Em 1800, foram cruzados com o Pug, que era muito popular na Holanda, e daí herdaram algumas características em relação à pelagem e à cabeça. Em 1880 o Griffon de Bruxelas foi reconhecido como raça e passou a participar de mostras no país de origem.

Desde então, há diversas especulações que a raça tenha, ainda, sido cruzada com outras raças como o Yorkshire. Nos cães Griffon de Bruxelas que encontramos hoje, a principal característica é a pelagem avermelhada, embora também possam ser encontrados com pelo preto e com pelagem totalmente lisa – estes últimos também são chamados de “brabancon” em outros países. Seu porte é pequeno e eles podem ser um tanto quanto travessos.

Características

  • Família: Terrier;
  • Origem: Bélgica;
  • Porte pequeno;
  • Cão de companhia;
  • Tamanho médio dos machos: altura de 0,2 m, até 5kg;
  • Tamanho médio das fêmeas: altura de 0,2 m, até 5kg;
  • Expectativa de vida entre 12 e 15 anos;
  • Enérgicos, brincalhões e guarda.

Como é o temperamento do Griffon de Bruxelas?

Cheios de energia, brincalhões e superapegados ao dono, os cães da raça Griffon de Bruxelas gostam muito de bancar o guarda e podem ser rudes com algumas pessoas que estranham. Em geral, se dão bem com os cães de outras raças e gostam de algumas travessuras, sendo, também, meio teimosos. Prepare-se para correr atrás deles quando for preciso, pois eles adoram dar uma fugida!

Como cuidar de um Griffon de Bruxelas?

É preciso cuidar muito bem da pelagem dessa raça, que precisa ser penteada e levada para a tosa higiênica e banho. Como são cheios de energia, também é preciso dar atenção a esses cães, bem como é essencial levá-los para passear e brincar com eles. Caminhar no jardim do prédio ou em volta da casa já é suficiente, já que são bem pequenos. Podem precisar de rações especiais. O Griffon de Bruxelas pode viver por cerca de 15 anos.

Compartilhe:

Deixe um Comentário