Felinos

Guia de Raças | Gato Himalaia

Voltar 25/06/2020

O gato Himalaia possui características únicas e elegantes. Teve origem através da mistura das raças Persa e Siamês. Assim, o objetivo era criar um gato Persa com as extremidades coloridas do Siamês.

O cruzamento teve início nos anos 30 nos Estados Unidos, e em 1935, após conhecerem a raça, criadores britânicos iniciaram a procriação dos animais na Inglaterra. Porém, durante a Segunda Guerra, o programa de procriação dos animais em cativeiro foi interrompido, sendo retomado logo em seguida.

Na metade dos anos 50, o Himalaio foi aceito para reconhecimento. Dessa forma, até os anos 60, todo cartório de registro de gatos nos Estados Unidos já aceitava o Himalaio para reconhecimento na passarela de concursos.

Características

É um gato inteligente e dócil, sendo considerado de fácil convívio com outros animais e pessoas, sendo, inclusive, bons companheiros para crianças.

Possuem expectativa de vida de 10 a 15 anos e são considerados animais de médio porte. Os machos podem pesar mais de 5 kg, enquanto as fêmeas em torno de 3,5 a 5,5 kg.

A pelagem é longa e lisa com as cores são variadas, sendo possível encontrar animais de coloração chocolate, azul, preto, vermelho, creme, prata, dourado, marrom e canela.

Possuem cabeça grande e redonda, com os olhos também grandes e redondos e orelhas pequenas e arredondadas nas pontas. A cauda é grossa, assim como a do Persa.

Em relação a personalidade, são gatos inteligentes, simpáticos, observadores e tem uma grande facilidade em aprender. No geral são obedientes e carinhosos. Normalmente são gatos calmos, porém, quando filhotes tem mais energia e necessidade de brincar. São animais que costumam lidar bem com a ausência do tutor durante o dia.

Outra característica importante do gato Himalaia é que são animais silenciosos, não costumam miar muito, sendo uma boa opção para quem mora em apartamento. 

Considera-se alta a queda de pelos.

Cuidados com a saúde

São gatos com boa saúde, entretanto, devido ao volume da pelagem, possui alguma tendência a problemas relacionados a ingestão em excesso, como formação de bolas de pelo no interior do trato digestivo.

Também tem tendência a problemas renais, devido ao seu parentesco com o gato Persa.

Cuidados com o pelo

Necessitam de cuidados com seu pelo, como escovações diárias e banhos entre 15 ou 20 dias.

Obrigado pela leitura e não deixe de se inscrever no Canal Dr. Homeo Pet no YouTube.

Compartilhe:

Deixe um Comentário