Sem categoria

Higiene Dental Canina

Voltar 28/06/2018

A boa notícia para os cachorros é que eles não têm tendência a desenvolver cavidades como nós humanos. Muitas pessoas dizem que a higiene dental canina pode ser melhor do que a nossa. Porém,  cães podem desenvolver problemas como tártaro, acúmulo de placa e gengivite e precisam de cuidados com a saúde dos dentes. O tutor não vai ter apenas dentes amarelos e mal hálito com o que se preocupar.  Assim como em nós, problemas dentais em caninos podem levar a situações de vida ou morte, com possíveis complicações no coração, fígado e rins.

Como escovar o dente do seu cachorro

Use uma escova própria para higiene dental dos cães. Elas geralmente têm duas pontas funcionais. Com movimentos suaves, começando abaixo na gengiva, indo à ponta dos dentes.

Seu cachorro pode não apreciar a escovação no começo. Você precisa transformar esse momento em algo interessante. Aproveite momentos após pratica de exercícios, seu cão vai estar mais disposto a ficar parado. Comece devagar, observe o comportamento do animal. Se ele ficar agitado nas primeiras vezes, pare, mesmo que não tenha terminado o processo.

Você pode aumentar o tempo de escovação um pouco todo dia, acostumando seu cão. Procure usar uma voz calma e agradável. Após terminado, recompense com um petisco.

Comece cedo, quando ainda for um filhote. Cachorros velhos até podem se habituar com a escova, mas é muito mais fácil acostumá-los desde cedo.

A Pasta de Dente certa

Muita atenção aqui. NÃO USE pasta de dente para humanos. A maioria delas contém flúor, que é extremamente tóxico para os cachorros. Procure uma pasta desenvolvida especificamente para a higiene dental dos cachorros.

Comida Seca é melhor que úmida

A ração seca é melhor para a saúde dos dentes do seu animal que a comida úmida. A alimentação úmida pode grudar no dente mais facilmente e causar problemas.

Brinquedos de mastigar e ossos

Existem vários brinquedos de mastigar desenhados especialmente para fortalecer os dentes e gengiva do seu cão. Não uses brinquedos em formato de osso feitos em couro. Eles apresentam diversos perigos à saúde dos cães e é melhor evitá-los por completo.

Oferecer um bom e velho osso para seu cachorro mastigar pode ajudar a eliminar o acúmulo de placa e fortalecer os dentes. Agora, imagine uma pessoa que apenas masque chiclete e use enxágue bucal. Não é um método efetivo para garantir a higiene bucal. O mesmo vale para seu cão. Portando, é preciso acompanhamento profissional.

Ossos crus

Ossos são uma fantástica fonte nutritiva. Eles contêm glucosamina, cálcio e fósforo; Muitos são ricos em ômega 3 também. Ossos grandes (maiores que a boca do seu cão completamente aberta) também são muito úteis para manter a atenção do cão e passar o tempo de forma divertida. São escovas de dentes naturais pois o movimento de mastigar o osso remove a placa bacteriana e pode reduzir o tártaro.

Atenção! Ofereça exclusivamente ossos crus, de preferência com um pouco de carne. Quando cozidos, os ossos sofrem mudanças físicas. Se tornam secos e formam lascas facilmente. Isso pode ser extremamente perigoso, com possíveis perfurações causadas por todo o sistema digestivo do animal.

Oferecer um bom e velho osso para seu cachorro mastigar pode ajudar a eliminar o acúmulo de placa e fortalecer os dentes. Agora, imagine uma pessoa que apenas masque chiclete e use enxágue bucal. Não é um método efetivo para garantir a higiene bucal. O mesmo vale para seu cão. Portando, é preciso acompanhamento profissional.

Quando ir ao veterinário

Escovando ou não os dentes do seu cachorro, você precisar checar o interior da sua boca pelo menos uma vez por semana. Se você notar algum destes sinais, é hora de levar seu animal ao veterinário:

    • Mal hálito
    • Mudança nos hábitos de comer ou mastigar brinquedos;
    • Encostar da pata na face ou focinho;
    • Depressão;
    • Baba excessiva;
    • Dentes ausentes ou mal alinhados
    • Dentes quebrados, pigmentados ou tortos
    • Gengiva vermelha, inchada e sangrando
    • Tártaro amarelo e marrom ao longo da linha da gengiva
    • Nódulos estranhos no interior da boca

Mesmo com hábitos saudáveis, como os humanos, os cães precisam visitar o veterinário a cada seis ou 12 meses. Seu veterinário deve incluir o exame dental na consulta normal, mas solicite caso não o faça.

Cuidar dos dentes é um problema para humanos e cachorros, mas a manutenção correta pode economizar dinheiro e até salvar uma vida no futuro.

 

Preste atenção: o mau hálito do cachorro pode ser um sinal de que ele está com algum problema, portanto, se perceber isso, não deixe de levá-lo ao veterinário ou ao dentista de cães para fazer uma consulta.

Compartilhe:

Deixe um Comentário