Sem categoria

Hipoglicemia em filhotes, um perigo sempre próximo

Voltar 03/04/2012

Os recém-nascidos são muito frágeis, e por isso, alguns cuidados são necessários para evitar problemas como a hipoglicemia, que é a queda drástica da quantidade de açúcar no sangue, causando o chamado “choque de açúcar”. A hipoglicemia é uma das causas mais comuns de mortalidade neonatal, problema que pode passar despercebido tanto pelo proprietário, quanto pelo profissional que cuida do animal.

Os filhotes possuem menor quantidade de precursores de glicogênio e menor capacidade de gerar ou usar outras formas de energia, mas em contrapartida, possuem maior necessidade de glicose. Desta forma, o aumento na demanda desta substância, ou a redução da ingestão de alimentos pode precipitar a hipoglicemia mais facilmente.

Durante o aleitamento, qualquer fator que interfira na qualidade ou na quantidade do leite materno destinado ao filhote pode provocar grande queda na taxa de açúcar. Nestes casos, deve-se utilizar como tratamento soluções de glicose por via oral, pelo menos enquanto a causa dos sintomas é pesquisada. Porém, as necessidades calóricas reais não são alcançadas por essas soluções glicosadas, e o ideal é estabelecer o aleitamento artificial com leite ou com substitutos indicados pelo médico veterinário.

Os sinais clínicos mais comuns da hipoglicemia incluem fraqueza e redução de atividades, choros constantes, diminuição da frequência cardíaca (bradicardia), dificuldade respiratória, convulsões e coma. Outros fatores que podem levar o açúcar a baixos (e críticos) níveis no sangue são os intervalos muito grandes entre as refeições, o estresse, frio, desnutrição e parasitas intestinais.

Um medicamento específico para filhotes, e que pode auxiliar na prevenção deste problema é o Homeopet Belfilhote. Ele não é um medicamento específico para o tratamento de hipoglicemia, mas é um forte aliado, já que aguça o apetite do animal e melhora o aproveitamento dos alimentos. O Belfilhote estimula ainda a imunidade, deixando seu filhotinho mais resistente a doenças.

Porém, a melhor forma de evitar a hipoglicemia é fornecendo pequenas quantidades de alimento, várias vezes ao dia. Agindo assim, você evita problemas e seu animalzinho vai crescer com saúde e muito brincalhão.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário