Dicas do Samuca

Hora do passeio!

Voltar 08/03/2012

Atendendo ao pedido de uma leitora, vamos dar algumas dicas de como passear com seu cãozinho, os melhores horários, o que fazer para ele ficar mais calmo e não levar o dono para passear.

Todos nós sabemos da importância de sair com nossos animais, mas ao contrário do que pensamos, não é algo tão simples assim. Existem alguns cuidados que devemos tomar para que seja um passeio tranquilo, saudável e divertido. Confira!

É importante lembrar que o cachorro corre um grande risco de contrair doenças ao passear, mas principalmente, de ficar infestado por parasitas. Acabar com os carrapatos é fácil, pois existe um produto específico para isso, o Paracanis.

Período do passeio: O melhor horário para sair com o seu cachorro é antes das 10 horas, ou no fim da tarde, por volta das 18 horas. Nesses horários o clima costuma estar mais fresco e torna o passeio mais agradável.
Fique atento aos sinais que seu amigo pode lhe dar. Algumas raças de cachorros, por exemplo, podem sofrer muito com as altas temperaturas atingidas pelo asfalto nos dias de muito calor. Nestes casos, a solução é comprar sapatilhas especiais para que as patinhas do animal não fiquem queimadas ou machucadas.
Mas os donos que querem calçar seus cães devem seguir algumas regrinhas:

  • Acostume os cães a usarem sapatos desde filhotes, para que assim, não fiquem incomodados e tentem retirá-los;
  • Observe se o calçado é confortável e anatômico;
  • Preste atenção ao tamanho da pata do seu cão: calçados apertados ou grandes demais incomodam e podem acabar machucando seu amigo;
  • Utilize o calçado durante o passeio, mas quando estiver dentro de casa, deixe seu animalzinho com as patas livres. Deixá-lo calçado por muitas horas pode ser prejudicial.

Coleira: Use uma coleira bem confortável e do tamanho correto. Em dias mais quentes ela se torna ainda mais incômoda.

Hidratação: A hidratação é importante para qualquer raça. Leve sempre uma garrafinha de água fresca, pois seu animal pode sentir sede durante o passeio. Para facilitar, leve também uma vasilha para que ele possa beber a água mais tranquilamente.


Conduzir: Se o seu cão é do tipo que leva você para passear, cuidado! Muitos cães ficam agitados na hora do passeio, não por alegria, mas sim por medo. Se ele tem medo da rua ou fica puxando a guia, correndo, pulando ou latindo para os outros cães, certamente o passeio não é agradável nem para você, nem para ele. Para mudar esta situação e acalmar seu amigo nos passeios e até no seu dia-a-dia, uma dica legal é administrar o Homeopet Anizen. O produto é homeopático, não possui elementos químicos, e seu uso constante reduz a irritabilidade, deixando os animais menos ansiosos e menos agressivos. Com seu amigo calminho, o passeio se torna uma ótima opção de lazer.

Outro ponto importante, e que não pode ser esquecido, é o fato de que um cão precisa ser estimulado. Carregue consigo alguns petiscos ou faça elogios sempre que ele conseguir caminhar sem puxar a guia.


Antes de sair para o passeio, pense no percurso!

Certifique-se que seu cachorro conseguirá realizar todo o trajeto, pois cada animalzinho tem seu limite. Animais idosos, por exemplo, devem ter atenção redobrada em qualquer atividade que forem realizar. Procure fazer seus passeios em locais com sombras e pontos de descanso, mas se quiser dar uma “força extra” ao seu cãozinho, dois produtos que podem ajudar nessa hora são o Homeopet Mais Vida H e o Homeopet Strong.

O Mais Vida H é indicado para animais idosos. O medicamento homeopático estimula a assimilação adequada dos alimentos, proporcionando mais força e qualidade de vida para seu bichinho de estimação. O Homeopet Strong pode ser usado em todas as fases da vida do seu cãozinho. Ele estimula o desenvolvimento e o fortalecimento muscular, promovendo um melhor bem-estar orgânico e desempenho físico.

Xixi e cocô: É muito importante lembrar que seu amigo pode ficar “apertado” durante o passeio e precisar de um tempinho pra fazer suas necessidades. É aí que começa um dos problemas do passeio, pois muitos donos acabam não recolhendo os dejetos dos cães, ou quando recolhem, jogam em jardins ou cantos de muros de casas e prédios, e não nas lixeiras, o que seria correto. Além de ser uma tremenda falta de respeito com a cidade e com os vizinhos, em algumas localidades esta atitude é considerada crime, como por exemplo, na cidade de São Paulo, onde uma lei prevê multa para quem não recolher os dejetos deixados pelos animais nas calçadas.

Por isso, sempre leve contigo saquinhos (de preferência de papel) para recolher os dejetos deixados por seu amigo, e faça o correto, elimine este material somente em lixeiras.

Compartilhe:

Deixe um Comentário