Felinos

Maio Roxo: Os Riscos da Doença Inflamatória Intestinal Felina

Voltar 12/05/2020

Maio é o mês de conscientização sobre a doença inflamatória intestinal. Por isso preparamos esse artigo especial sobre o a doença em felinos.

A doença inflamatória intestinal (DII) felina caracteriza-se por um conjunto de doenças intestinais crônicas. Dessa forma, acometem a mucosa intestinal, ocorrendo um infiltrado difuso de células inflamatórias.

O processo inflamatório nas alças intestinais torna-se permanente, através da perda de integridade da mucosa. Dessa forma, leva a alteração de permeabilidade da mesma, o que permite que microrganismos da própria microbiota entérica e antígenos (proteínas da dieta) adentrem a lâmina própria. Assim, acabam por estimular e intensificar as respostas imunes já iniciadas. 

Os sinais clínicos mais frequentes são vômitos e diarreia crônica, perda de peso, alterações no apetite e hematoquezia (presença de sangue vermelho pelo ânus). 

O problema pode estar relacionado a doença autoimune, defeitos de permeabilidade do trato gastrointestinal (TGI), intolerância ou alergia alimentar, influência genética, influência psicológica e doenças infecciosas. Os fatores predisponentes da DII incluem infecções bacterianas e quadros parasitários como por Giardia sp., entre outros. 

O diagnóstico consiste no histórico do animal e na realização em exames laboratoriais como hemograma, perfil bioquímico, dosagem de hormônio tireoideano, urinálise, coproparasitológico, coprofuncional e citologia fecal. 

Os tratamentos convencionais visam reduzir a resposta inflamatória e incluem o controle dietético, a suplementação com fibras e administração de drogas anti-inflamatórias e imunossupressoras. Entretanto, a doença inflamatória intestinal em felinos não tem cura. Infelizmente as recidivas e o aparecimento de eventuais sinais clínicos podem ocorrer.

A linha Homeo Pet da Real H conta com medicamentos voltados para o sistema digestivo que podem ajudar e muito os animais com Doença Inflamatória Intestinal, são medicamentos totalmente homeopáticos e sem riscos de intoxicação ou efeitos colaterais.

Para os casos de DII pode ser utilizado o Intestin que é recomendado para a prevenção de diarreia e tratamento de todos os tipos de diarreia crônica. Ele promove o equilíbrio do ambiente intestinal.

Em casos onde o quadro de diarreia esteja muito intenso, pode ser associado o Diasin, que também é um produto homeopático para o controle de todos os tipos de diarreias agudas. Após as fezes estarem normais pode-se suspender o Diasin e manter apenas o Intestin.

Se o animal também apresentar vômitos o Homeo Pet Pró-Gastro também pode ser utilizado. Este produto é recomendado nos casos de vômitos, dores gástricas, gastrite e úlceras gástricas. 

Em casos de dúvidas, entre em contato com a Real H.

Compartilhe:

Deixe um Comentário