Dicas do Samuca

Meu cachorro não quer comer, o que pode estar acontecendo?

Voltar 10/06/2015

O momento da alimentação, para a maioria absoluta dos cães, é a melhor hora do dia. Quem tem, ou já teve cachorro, sabe como é a ansiedade dos bichinhos quando veem o dono enchendo o seu potinho com a deliciosa ração. Por isso, quando eles se recusam a comer ou, até mesmo, se recusam a tomar água, esse pode ser um indicativo de que algo não vai bem com o bichinho de estimação.

Se você é “marinheiro de primeira viagem” e notou que o seu novo filhote não quer se alimentar, por exemplo, esse pode ser um sinal de que o novo morador da casa está tendo alguma dificuldade na adaptação. Algumas raças de cachorro são mais melancólicas que as outras, como é o caso do Basset Hound, que, geralmente, fica “triste” nos primeiros dias na nova casa e se recusa a se alimentar.

Normalmente, a alimentação canina é fracionada e oferecida diversas vezes ao dia. Caso o seu cachorro se recuse a comer por duas ou três vezes, isso pode ser normal. Porém, caso ele continue se recusando a comer nas próximas alimentações, essa atitude pode ser uma indicação de problemas de saúde ou comportamental, além de também poder ser um pequeno problema de ele não estar gostando da ração escolhida. Vá a um veterinário de confiança

O que pode estar acontecendo?

O fato de o cão recusar a alimentação pode ser oriundo de diversos tipos de problemas, como inflamações, virose e infecções, entre outros casos. Mas também pode ser algum problema comportamental e psicológico, por isso a importância de contar com um veterinário de confiança, que é o único profissional que poderá lhe fornecer a informação específica.

Troque a ração do seu cachorro e preste atenção se ele volta a comer. Caso o problema seja resolvido, não será necessário levá-lo até o veterinário. Porém, se ele continua se recusando a comer, será preciso analisar qual é o problema, já que o cachorro pode ficar fraco ou, no caso de alguma doença, ficar mais doente ainda.

Veja se o seu animalzinho apresenta outros sinais de doença ou distúrbio psicológico, como vomitar várias vezes ao dia, choros prolongados e andar cabisbaixo. Animais são como pessoas, precisam de amor e carinho. Procure a melhor solução junto a um veterinário responsável.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário