É comum que você já tenha ouvido dizer que o chocolate é um alimento venenoso para o seu cachorro. Mas, afinal, será que essa informação é realmente válida?
A verdade é que existem muitas diferenças entre você e o seu cão. Enquanto ele consegue correr por horas e descalço na neve, por exemplo, você mal conseguiria ficar alguns segundos antes do seu pé começar a doer.
Na verdade, o que pode ser prejudicial para a saúde do cão não é o chocolate, mas uma substância de nome teobromina que, muitas vezes, é presente em grandes quantidades nesse alimento. Essa substância possui algumas semelhanças com a cafeína, sendo a teobromina tóxica para o seu cão quando ele ingere quantidades que variam entre 100 e 150 mg por quilo, considerando o seu peso corporal.
Porém, a quantidade de teobromina concentrada em cada chocolate varia conforme o seu tipo. Para provocar a morte em um cachorro que tem 9 quilos, por exemplo, seria necessário 600 ml de leite com achocolatado. Por outro lado, pouco mais de 50 g de um chocolate da marca Baker’s ou outras 170 g de um chocolate amargo poderiam ocasionar também a morte do animal.
Por conta disso, os donos de cães devem estar sempre atentos para que eles não ataquem uma barra de chocolate, docinho que tenha grande presença desse ingrediente ou, então, cestas com ovos de páscoa, por exemplo, que são ótimos alvos para os animais. É fácil para eles devorarem até um quilo desse alimento rapidamente e, em casos de cachorros de pequeno e médio porte, o resultado pode ser letal.
Mas a verdade é que o envenenamento de cães ocasionado pelo chocolate não é assim tão incomum o quanto nos parece. Enquanto a cafeína se torna tóxica para os humanos em um nível de 150 ml por quilo de peso, o mesmo também acontece com os cães. O fato de que nós não nos envenenamos está relacionado ao nosso peso, muito superior ao dos pets. Por outro lado, é comum que bebês e crianças tenham algum problema com intoxicação caso exagerem no chocolate ou na cafeína, principalmente porque eles entram rapidamente na nossa corrente sanguínea e não são eliminados com facilidade.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024