Assim como os humanos, os animais de estimação também podem sofrer com estresse. Tão comum entre as pessoas que sofrem pressão no trabalho ou passam por uma situação difícil na vida pessoal, o estresse nos cachorros e gatos pode acontecer por conta de diversas situações, entre elas o banho, o transporte, a mudança de lar ou até mesmo a doença ou morte do dono ou qualquer membro da família.
Mas, infelizmente, mesmo depois de muita dedicação para combater o desânimo e abatimento de seu bichinho de estimação, ele pode voltar a apresentar sintomas de estresse e voltar a adoecer.
Antes de falarmos como evitar o estresse, é preciso que saibamos identificar quando nosso cão ou gato pede ajuda. Entre os sintomas mais comuns estão o comportamento incomum, os latidos ou miados excessivos e sem motivo aparente, respiração ofegante mesmo sem realizar atividades físicas, tremores, comportamento destrutivo ou autolesão, inquietação, cansaço, problemas intestinais, perda de peso, entre outros.
Importante lembrar que os maiores causadores de estresse, principalmente em cães, é o confinamento constante e o transporte para o banho, duas ações que deixam o animal bem incomodado.
Para aliviar os sintomas e tratar novamente o estresse é preciso que você se dedique ao máximo a saúde de seu amigo. A primeira coisa a se fazer é passar mais tempo com seu animal de estimação, tire de 15 a 20 minutos todos os dias e passe ao lado dele, brincando ou apenas acariciando o bichinho. Esse ato mostrará que você está criando um vínculo afetivo e que não o deixará.
Passear e brincar são outros meios de mandar o estresse embora. Além de estarem na companhia do dono, os animais percebem que tem a total atenção e que podem realizar as atividades que mais gostam sem se preocupar se estão ou não fazendo algo que agrade quem eles mais amam.
Se os sintomas persistirem é hora de procurar um veterinário. Em casos mais graves o estresse do animal pode ocasionar perda de peso, desnutrição e desidratação, que podem levar o animal à morte. Com isso, você provavelmente terá que entrar com o uso medicamentos, para isso temos o Anizen, que reduz a irritabilidade dos animais, deixando-os menos ansiosos, estressados, barulhentos e agressivos. Atuando também na diminuição do estresse de qualquer origem.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024