Dicas do Samuca

O Perigo do Chocolate Para Cães e Gatos

Voltar 01/04/2015

A páscoa está chegando e com ela, os deliciosos chocolates, um alimento muito apreciado por quase todas as pessoas. Muitos adoram dividir o que estão comendo com seus animais, com o chocolate não é diferente, as pessoas acabam fornecendo um pedacinho deste alimento para os cães e gatos, sem ter ideia do perigo que o chocolate pode representar aos seus pets. Se você é do tipo que sempre divide um pedacinho com seu animalzinho, saiba que o chocolate não é um alimento permitido para cães e gatos, deve ser evitado para estas espécies.

O chocolate possui uma substância que é tóxica para os animais: a Teobromina. Essa substância está presente no cacau e dá sabor amargo ao chocolate. Para os humanos essa substância não é perigosa, pelo contrário, alguns estudos dizem que até faz bem. Mas no caso de cães, o organismo destes animais não consegue metabolizar a substância que se acumula e pode causar sérios danos.

Além da teobromina, o chocolate possui níveis de cafeína, outra substância que não é indicada para animais.

A quantidade de chocolate que pode intoxicar um animal é relativa, mas estima-se que apenas 25g já pode fazer mal a um cão de 20 kg.

Os principais sintomas de uma intoxicação por chocolate são: aumento na ingestão de água, vômito, diarreia, falta de coordenação dos movimentos, tremores musculares e convulsões, arritmias cardíacas, como a taquicardia (aumento da frequência cardíaca), aumento da frequência respiratória (taquipneia), pele e mucosas azuladas devido à baixa oxigenação sanguínea (cianose), Hipertermia (aumento da temperatura corporal), e até mesmo coma e morte.

Em caso de intoxicação do seu animal por chocolate procure imediatamente um médico veterinário.

Existem opções de chocolates próprios para o consumo de animais, você pode encontrá-los em pet shops e clínicas veterinárias.

Em caso de intoxicação por chocolate ou qualquer outra substância converse com o veterinário do seu animal sobre os produtos da linha Homeo Pet. Para o caso de intoxicações temos o Homeo Pet Pró-Fígado, indicado para a prevenção e tratamento de insuficiências hepáticas funcionais e lesionais. O Homeo Pet Pró-Gastro para vômitos gastrites e úlceras gástricas e o Homeo Pet Diasin para o controle de diarreia. Consulte sempre um veterinário.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário