Curiosidades Animais

O super olfato dos cães

Voltar 18/12/2015

Já está cientificamente comprovado que o olfato canino é super aguçado. Não por acaso, esses nossos melhores amigos fazem uso desse sentido para farejarem comida, explorarem ambientes e reconhecerem os seus tutores. A prova disso é que o cérebro do cão, na região onde determina o sentido do olfato, possui mais células que o cérebro de um ser humano.

No cérebro dos cachorros existe uma região que é responsável por processar as informações dos odores. Essa região é conhecida pela alcunha de córtex olfativo do cão.  O córtex olfativo faz o processamento de todas as informações de odores. Não por acaso, ele ocupa cerca de 12,5% do cérebro do animal.

Vale também destacar que a parte que controla o olfato no cérebro de um cão é bem maior que a dos seres humanos. Um filhote da raça pastor alemão, por exemplo, pode apresentar mais de 100 centímetros quadrados de região olfativa em sua estrutura cerebral.
Todos esses detalhes anatômicos possibilitam que os cães possuam uma memória olfativa bastante desenvolvida, fazendo com que eles, em vários casos, sejam exímios parceiros da polícia. Algumas pesquisas científicas apontam para a possibilidade de que os cães, por meio do seu olfato aguçado, consigam farejar células cancerígenas em pessoas, uma vez que o odor da doença pode surgir no hálito do paciente.

A importância de farejar

Os cães são animais instintivos e, por isso, conseguem perceber tudo que os envolve por meio do olfato. A forma como o cão reconhece o ambiente que os cerca primeiro passa pelo olfato, depois pela visão e só depois vem o som e o toque.

A partir do momento que um cachorro cheira, ele está a experimentar. Esse sentido é aguçado desde os primeiros dias de vida dos cães. Para aferirmos isso, basta repararmos que os filhotes, ainda com os olhinhos fechados, reconhecem a mãe por meio do olfato.

Diante de tudo isso, o olfato é o sentido do cão que merece atenção por parte dos humanos. Alguns transtornos respiratórios, tais como pneumonia, podem prejudicar essa capacidade que eles possuem de farejar. Nesse caso, vale manter as vacinas sempre em dia. Outra medida para preservar o bom olfato canino é não exagerar na hora de perfumá-los, uma vez que o forte odor de produtos químicos pode bloquear outros odores.

Compartilhe:

Deixe um Comentário