A obesidade canina é um dos males da vida moderna. O principal motivo que tem levado um número tão grande de animais a chegar à obesidade é a falta de atividades físicas e o excesso de alimentação.
Assim como nos seres humanos, quando o corpo acumula mais gordura do que deveria, pode-se chegar à obesidade. Um cão é considerado com peso acima do normal quando cerca de 20% de seu peso é gordura.
Quando isso acontece, existe uma probabilidade muito maior de o cão vir a sofrer com doenças graves como problemas na coluna, nas articulações, problemas respiratórios, cardíacos, e até alterações no metabolismo do animal, resultando em diabetes.
Como saber se um cão está obeso
Estar gordinho não significa necessariamente estar obeso. Mas alguns sinais podem ajudar a perceber se o cão está obeso ou não. O primeiro é a dificuldade de ver ou sentir as costelas com apalpação. Em algumas raças também é possível perceber a alteração da gordura no pescoço e a ausência da linha da cintura, observada facilmente em cães com peso normal se vistos de cima.
Causas da obesidade canina
Cães idosos ou que foram castrados têm mais probabilidade de ficarem obesos e as causas são sempre relacionadas à alimentação em excesso e a falta de atividades físicas. Para manter-se saudável, um cão precisa queimar sempre uma grande quantidade de energia através da prática de atividades de rotina como correr, brincar, passear e até nadar.
Em alguns casos específicos, problemas endócrinos também podem levar um animal à obesidade. Por isso, se desconfia que seu bichinho de estimação está acima do peso, visite um veterinário o mais breve possível para que seja feito o diagnóstico.
Como tratar a obesidade
O tratamento da obesidade, quando não associada a outras doenças mais graves, geralmente se baseia na prática de atividades físicas e em um consumo controlado de alimentos. Alguns veterinários também indicam uma alimentação mais balanceada através de rações especiais com baixa caloria.
Mas a melhor forma de manter a saúde do seu cão em dia é a prevenção. Evite alimentá-lo demais e jamais dê a ele a comida que você ingere. Opte por uma alimentação saudável, baseada em rações ou até frutas e verduras, de acordo com a indicação de um veterinário.
Além disso, incentive seu cão a se exercitar, brincar e ter uma vida mais equilibrada e saudável.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024