Dicas do Samuca

Oftalmologia Veterinária: como cuidar dos olhos do seu pet

Voltar 22/06/2015

Os olhos são órgãos frágeis, tanto em humanos quanto em animais. Nos cachorros, normalmente é possível ver secreções produzidas pelo organismo canino na região dos olhos. Também chamadas de “remelas”, essas secreções servem para limpar os canais lacrimais e os olhos e são armas de defesa contra infecções ou lesões.

Como o cão não tem mãos para limpar os olhos, as remelas se acumulam, são incômodas e podem atrapalhar a visão. Por isso, é fundamental fazer a limpeza dos olhos do animal sempre que necessário. Para manter a visão do pet saudável, é recomendado levá-lo a consultas periódicas com um oftalmologista veterinário.

Além de tratar problemas existentes, o profissional também atua na prevenção de doenças que podem afetar a visão canina. O oftalmologista veterinário trabalha em conjunto com o médico veterinário, especialmente em casos em que é preciso fazer algum tratamento médico nos olhos do cachorro.

Cuidados com os olhos dos cães45b-610x610

Os olhos dos cachorros devem ser limpos sempre que necessário. A limpeza para remover as secreções é simples. Basta um pedaço de gaze ou algodão limpo embebido em soro fisiológico estéril, produto que pode ser encontrado em qualquer farmácia, ou com substâncias veterinárias produzidas especialmente para este fim. A higienização deve ser feita delicadamente e a gaze ou algodão não deve ser esfregada nos olhos, pois são muito sensíveis.

As secreções possuem uma tonalidade vermelha ou marrom em animais com pelagem clara e podem manchar a região dos olhos. Essa pigmentação é resultado da interação química entre os componentes da lágrima que reagem com os raios de luz. É possível reduzir a produção de secreções com rações especiais que ajudam a prevenir ou amenizar a pigmentação. Outra dica é limpar a região manchada com loções específicas que recuperam a tonalidade natural dos pelos.

Dicas para prevenir problemas nos olhos caninos

Além das consultas regulares ao oftalmologista veterinário e a limpeza, também é preciso evitar o contato direto dos olhos do cachorro com o vento; cortar os pelos próximos à região ocular no caso de raças com pelos longos que caem nos olhos; e sempre utilizar remédios ou qualquer outro produto para os olhos do cão somente com a recomendação de um médico veterinário. O uso indiscriminado de colírios, por exemplo, pode piorar a situação.

Se o cachorro apresentar secreções grossas, densas e de coloração amarelada é necessário levá-lo a um especialista, pois há o risco de ser alguma doença que está afetando os olhos. A consulta também é necessária quando a secreção é transparente, porém, constante, como se fosse “água” que se forma na região.

Compartilhe:

Deixe um Comentário