Os Pastores da Picardia são animais de pastoreio, uma das mais antigas raças utilizadas para essa finalidade. Sua origem é a região da Picardia, situada no norte da França.
A primeira aparição da raça em feiras se deu em 1863, e o reconhecimento oficial na França, com um padrão definido, foi alcançado em 1925.
Durante a primeira e segunda guerra, devido aos ataques na região e escassez de alimentos, esses animais estiveram próximos da extinção. Somente com termino da Segunda Guerra, por volta de 1950, é que surgiram criadores interessados em recuperar a raça através de seleção.
Após esse duro período começaram a surgir interessados no Pastor da Picardia em outros países da Europa e América. Entretanto, o reconhecido oficial pelo United Kennel Club ocorreu apenas em 1994.
Já no American Kennel Club a validação como uma raça pura foi em 2015.
Os animais dessa raça são muito utilizados ainda hoje no pastoreio de rebanhos na França. Também são bons cães de guarda e muito companheiros. São mansos e adoram a companhia da família e de crianças.
São cães de muita energia, então o ideal é serem criados em casas com
quintal que permita que possam brincar. Em apartamentos, como são de médio porte e mansos, também é possível cria-los, mas o tutor deve estar consciente de que precisa levar o animal para passear e brincar, afim de gastar energia.
São animais de porte médio, com peso variando de 19 a 23kg e altura de 60 a 65cm para machos de 55 a 60cm para fêmeas.
A coloração dos pelos pode variar de tonalidades de cinza, fulva clara ou escura.
O Pastor da Picardia possui uma camada inferior de pelos que é mais macia e quente, enquanto que a parte superior é mais dura e longa. A raça apresenta apenas duas trocas de pelo por ano.
A escovação pode ser feita apenas uma vez por mês. Mas no período da primavera pode ser necessário fazer uma escovação extra para retirar a pelagem do inverno e reduzir a queda de pelos.
Com expectativa de vida entre 12 a 14 anos, são animais bastante saldáveis, porém, com predisposição a desenvolver Displasia Coxofemoral, um problema articular que causa dor e dificuldade ou até mesmo incapacidade de locomoção.
Deve-se realizar as vacinas de rotina e chack up periódico. Consulte sempre um médico veterinário.
Por falar em Displasia Coxofemoral, você já conhece o Homeo Pet Displasia? O medicamento homeopático desenvolvido pela Real H é indicado para prevenção e tratamento da doença, fortalecendo as articulações dos animais. Saiba mais através do telefone (67) 3028-9000.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024