O fígado é um dos principais órgãos do organismo, possui um papel importantíssimo, pois desempenha diversas funções, como por exemplo, metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Atua também na desintoxicação do organismo, armazenamento de vitaminas, gorduras, glicogênio e também, as principais células de defesas, deste modo, atua na regulação imunológica. Este órgão está constantemente sendo colocado em desafios, frente às dietas alimentares, uso de medicamentos alopáticos, doenças infecciosas, entre outros.
É comum o surgimento de problemas hepáticos em cães e gatos. A insuficiência hepática, por exemplo, consiste basicamente na diminuição ou na perda do funcionamento do fígado, podendo resultar em complicações que agravam o estado clínico do animal. As hepatopatias podem se apresentar em diferentes níveis, desenvolvendo-se de forma aguda ou crônica os animais.
Aguda: Geralmente causada por agentes infecciosos externos como, intoxicação alimentar, ingestão de plantas tóxicas ou sobrecarga medicamentosa. Pode ocorrer também por má circulação dos fluidos para o fígado, além de distúrbios metabólicos na síntese de proteínas, etc.
Crônica: Pode ter as mesmas causas da insuficiência aguda, além da própria degeneração do fígado, por conta de idade avançada do animal e tumor no órgão. Os sintomas são os mesmos citados acima. A diferença é que, a doença não tem cura, mas o tratamento adequado garante uma boa qualidade de vida ao animal.
Os principais sinais clínicos comuns a doença hepática são, inapetência, vômitos, diarreias, anorexia, mucosas pálidas ou ictéricas, distensão abdominal e outros. No entanto, estes são sinais inespecíficos, que quando presenciados devem ser avaliados por um Médico Veterinário que poderá solicitar exames para estabelecer o diagnóstico correto.
Quando há a incapacidade funcional do fígado, a insuficiência hepática pode levar a um distúrbio metabólico secundário, por este motivo, devemos evitar que o quadro clínico do animal se agrave.
Para o bom funcionamento do fígado, o ideal é que haja o correto balanceamento da dieta oferecida ao pet, e que a prescrição de medicamentos alopáticos seja realizada de modo eficiente e com precaução, para não sobrecarregar este e os demais órgãos responsáveis pelo metabolismo.
Para estes casos, a utilização de medicamentos homeopáticos pode atuar positivamente, pois a homeopatia age estimulando o organismo do animal sem sobrecarregá-lo, ou seja, não possuem substâncias químicas, deste modo, não serão metabolizados no fígado, não havendo riscos de toxidez e nem sobrecarga medicamentosa.
Homeo Pet Pró- Fígado foi desenvolvido para o tratamento preventivo e curativo das insuficiências hepáticas em todos os seus graus e as demais hepatopatias funcionais e lesionais (hepatites e/ou hepatoses) e também a famosa Síndrome Lipidose Hepática, que vem a ser muito comum nos felinos. Estimula o funcionamento hepático, melhorando a metabolização e promovendo a desintoxicação. Pode ser associado aos tratamentos com medicamentos alopáticos, com o objetivo de promover o bom funcionamento hepático.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024