Dicas do Samuca

Saiba o porque maneirar ao dar petiscos aos seus pets

Voltar 18/09/2015

Quem tem um pet em casa sabe que é praticamente impossível fazer uma refeição sem ter olhinhos atentos, desejando a sua comida o tempo todo. Mas, antes de dividir os seus quitutes com seu cão ou gato, é preciso pensar bastante, pois muitas vezes querendo agradar o seu bichinho você pode fazer mal para ele.

Os veterinários costumam ser categóricos em dizer que os animais devem comer apenas os alimentos que foram desenvolvidos para eles como a ração, petiscos, ossinhos, biscoitos, entre outros. Mas, até mesmo ao oferecer esse tipo de alimento é preciso atenção, pois, assim como o nosso organismo, o corpo do animal também precisa de uma dieta balanceada para funcionar bem. Por isso, ofereça os alimentos disponíveis no petshop, mas sempre atento à quantidade de calorias, principalmente no caso dos biscoitos que costumam ter formulações desenvolvidas com mais calorias.

Outros alimentos veterinários para se evitar são aqueles que contêm muito corante. Para se informar sobre isso, nada melhor do que ler os rótulos dos petiscos antes de levá-los para a casa.

Mas, mesmo entre os alimentos que temos em casa, conseguimos produzir e servir opções que não farão nenhum mal aos bichinhos. No caso dos gatos, por exemplo, vale oferecer um pedaço de peixe, já que eles adoram. Essa carne pode ser oferecida seja crua, cozida ou até mesmo enlatada.

Porém, antes de inserir esses alimentos na dieta de seus pets, consulte um veterinário para saber quais as condições de saúde e o que realmente pode ser ofertado aos peludinhos para que não cause uma diarréia ou nenhum outro problema à sua saúde. Cães que podem comer alimentos crus, por exemplo, podem se deliciar com pedaços de frutas como maçã, mamão e banana, entre outras.

Se você quer ter paz durante as suas refeições, o ideal é nunca relacionar o oferecimento desses petiscos ao seu horário de refeição. Na hora que for comer, foque em você e não no seu bichinho e seu olhar de coitadinho. Se você acostumá-los mal, corre o risco de nunca mais conseguir fazer uma refeição tranquila, precisando tirar os gatos de cima da mesa ou tendo que se esconder dos cães em um cômodo que eles não tenham acesso.

Compartilhe:

Deixe um Comentário