Os gatos da raça Sphynx são animais de aparência bastante singular, pois não possuem pelagem, mas sim muitas dobrinhas, que fizeram com que rapidamente caíssem no gosto dos amantes de gatos.
O nome Sphynx em latim, ou Sphinx em inglês, significa Esfinge. Porém, apesar do nome, eles não são animais de origem Egípcia, mas sim canadense.
O primeiro gatinho nasceu em 1966 na cidade de Ontário no Canadá. Na ninhada seguinte, a mesma gata pariu outra gatinha também sem pelos e, quando os animais “pelados” estavam adultos, eles cruzaram dando origem a raça.
Características
Eles têm como principal característica a ausência de pelos decorrente de a uma mutação genética natural. A coloração da pele pode ser cinza, mesclado ou rosada. Além de orelhas pontudas, olhos grandes e rosto fino.
Porém ao acariciar estes bichanos é possível perceber uma fina e curta camada de pelo, que passa quase que imperceptível aos olhos quando visto de longe.
A expectativa de vida dos gatos Sphynx é de 14 anos.
Comportamento
Os gatos da raça Sphynx são extremamente carinhosos, amigáveis, amorosos e apegados aos donos, por serem animais que possuem muita energia, são brincalhões e espertos, também são conhecidos por serem desastrados, mas apesar disso adoram brincadeiras de pular. Não são agressivos e se dão muito bem com crianças.
Cuidados com a higiene e saúde
De modo geral são animais bastante saudáveis. Porém, tem tendência a desenvolver problemas de pele, sendo assim os cuidados com a higiene são fundamentais, pois dessa forma ajudam a evitar a ocorrência de dermatites.
A pele destes animais é mais oleosa e deve ser limpa com frequência, podem ser utilizados lenços umedecidos para auxiliar na retirada da sujeira, além de realizar banhos quinzenais, utilizando sempre produtos apropriados. E, ao perceber sinais de lesões de pele, coceira, entre outras alterações, procure um Médico Veterinário o mais rápido possível.
Os demais cuidados com a saúde são basicamente os mesmos que se deve ter com todas as raças, como visitas frequentes ao veterinário, manter o calendário de vacinação e vermifugação dos animais em dia, além de fornecer alimentação de qualidade.
São animais sensíveis ao frio, por isso é importante mantê-los em locais mais quentes e, realizar o enriquecimento do ambiente para entretê-los, já que são animais com bastante energia.
No Brasil
No Brasil a raça também já caiu no gosto das famílias. Hoje já existem inúmeros criadores pelo pais. Devido a sua aparência exótica o valor pode ser um pouco mais elevado, mas se faz valer o investimento em decorrência de todo amor e carinho que esses gatinhos irão lhe proporcionar.
“Eu usei o Pro Derma em uma gatinha de 4 meses, com dose 3 vezes ao dia e no final de +- 30 dias ela estava ótima! Ela estava com fungos por todo o corpo , orelhas, etc. Use sem medo mas com persistência…”
Cris SakurabaCampo Grande, 01 de novembro – A Homeopet realizou uma live exclusiva para sua rede comercial nesta sexta-feira, marcando o […]
Eventos01/11/2024