Curiosidades Animais

Uma cidade italiana que só faz festa com fogos de artifícios silenciosos. Descubra porquê!

Voltar 03/05/2016

Os fogos de artifício são utilizados praticamente no mundo inteiro, em especial nas datas comemorativas, como Natal e Réveillon. A barulheira toda, portanto, tem um significado que remete à comemoração e alegria dos povos, embora deixem assustados e tristes os animais em geral, como é o caso dos cachorros e pássaros. Pensando nesse problema, já bastante conhecido, um município da Itália resolveu só fazer festas com fogos de artifícios silenciosos.

É isso mesmo, na pequena cidade italiana de Collechio ficou estabelecido que, nas festas populares, podem ser utilizados apenas os fogos de artifício que não produzem barulho e que, portanto, não prejudicam a qualidade de vida dos animais. Os fogos de artifício silenciosos foram utilizados pela primeira vez na cidade em setembro de 2015, quando o mundo pôde ver que é possível fazer uma festa linda e, ao mesmo tempo, preservar a saúde dos animais.

Você duvida que a festa com fogos de artifício silenciosos foi maravilhosa em Collechio? Então, basta fazer uma rápida pesquisa por vídeos na internet e assistir com os próprios olhos como ocorreu a comemoração na cidade. Essa foi a primeira vez que um município teve a “coragem” de provocar a reflexão na sociedade, mostrando que é possível conciliar o interesse das pessoas e dos bichos. Afinal, quem é que gosta daquela barulheira toda depois de alguns minutos, não é mesmo?

Como já não é segredo para mais ninguém, os fogos de artifício, como os utilizados no Brasil, provocam uma série de transtornos em cachorros, gatos, pássaros e animais, em geral, e até em algumas pessoas e crianças. O barulho em excesso promove a sensação de extremo desconforto e medo nos bichos, além de prejudicar o aparelho auditivo. E é por isso que eles correm e fogem para debaixo dos móveis quando o barulho dos fogos começam.

Convenhamos, no entanto, que a barulheira dos fogos não é incômodo apenas para os animais, não é mesmo? Afinal, com todo aquele barulho é impossível tentar falar qualquer coisa ou até mesmo tentar desejar um simples “Feliz Ano Novo” para uma pessoa querida. Portanto, a experiência em Collechio mostra que é possível fazer uma festa popular bonita, com fogos, e ao mesmo tempo sem prejudicar a saúde dos animais.

E aí, o que você acha disso? Deixe-nos a sua opinião!

Compartilhe:

Deixe um Comentário