Institucional

Você sabe cuidar de um cachorro idoso? Entenda os cuidados necessários

Voltar 27/04/2018

Aqueles dias de loucura e travessura de filhote se tornaram uma memória distante e seu cachorro idoso chegou aos anos dourados. Em média, cães são considerados idosos entre as idades de 8 e 10 anos, dependendo da raça e porte. Cães de grande porte, que têm uma expectativa de vida menor, podem ser considerados idosos aos 8 anos. Algumas raças pequenas não se tornam idosas até os 10 anos de idade.

Não importa qual raça de cão você tenha, é uma boa ideia saber quais mudanças esperar. Assim, você pode ajustar os cuidados com seu velho cão.

O QUE ESPERAR

Você pode não perceber mudanças significativas no seu dia a dia, mas, com o tempo, cachorros idosos começam a desacelerar, se tornando menos ativos. Perdas de visão e audição podem acontecer nesses animais, assim como disfunção cognitiva, muito comum na idade avançada. Talvez você perceba nódulos na pele do seu cão, ou mudanças no pelo ou pele. Seu cachorro idoso também vai dormir com mais frequência, e pode ser mais difícil para ele levantar da cama. Ele também vai se cansar com maior facilidade.

Cães idosos podem enfrentar uma variedade de problemas, como:

  • Letargia
  • Perda de apetite
  • Obesidade
  • Insuficiência cardíaca
  • Anemias
  • Dificuldade para respirar
  • Diminuição do movimento, rigidez nas juntas ou manqueira
  • Doenças dentárias

Cachorros idosos também têm um risco maior de desenvolver câncer, doenças do trato urinário, diabetes e hepatopatias. Por isso, é muito importante manter as visitas regulares ao veterinário.

Algumas mudanças são de se esperar mas, mudanças de comportamento drásticas podem ser a manifestação de uma condição médica mais severa. Se seu cão exibir qualquer sintoma ou comportamento incomum, busque ajuda veterinária.

EM CASA

As necessidades diárias do seu cachorro velho vão mudar conforme ele envelhece. Se assegurar de atender essas necessidades vai ajudar a garantir uma vida feliz e saudável. Algumas dicas são:

  • Troque uma caminhada longa por dia por algumas mais curtas e tranquilas
  • Providencie escadas improvisadas para facilitar o acesso à cama ou ao sofá
  • Controle a temperatura e umidade do ambiente
  • Tente evitar seu acesso às escadas
  • Escove e faça massagem no seu cachorro pelo menos uma vez por semana
  • Adquira alguns brinquedos específicos para cachorros idosos
  • Tente não deslocar os móveis da casa, ele já está acostumado com a planta original então, mudar ela de lugar pode desorientar e até machucar seu animal
  • Administre o Homeo Pet Mais Vida H, melhorando a qualidade de vida do seu cão (saiba mais aqui)

    homeo pet homeopatia veterinaria

    Homeo Pet Mais Vida H – Melhora a qualidade e prolonga a vida dos animais idosos.

NUTRIÇÃO

Mudanças no metabolismo relacionadas à idade podem resultar no ganho de peso que, por sua vez, pode aumentar os riscos de outros problemas de saúde, como problemas de coração e fígado.

Homeo Pet Artros – Reduz a dor, a inflamação e o desconforto em cães, gatos e outros animais de companhia.

Calmamente, faça a transição para a nova dieta. Comidas especiais para cães idosos de boa qualidade são formuladas com menos calorias e proteína; também existem fórmulas sênior que promovem a saúde da pele, da boca ou dos rins. Oferecer porções menores de comida, de forma mais frequente através do dia pode ajudar na digestão. Fale com seu veterinário sobre a dieta certa para seu pet baseado nas necessidades únicas.

 

ARTRITE E ARTROSE

Artrite e artrose em cachorros mais velhos são, infelizmente, comuns.  Podem causar declínio no entusiasmo por atividades físicas, levando a um possível aumento de peso, piorando ainda mais os problemas. É uma situação complicada, mas não é o fim de tudo. Uma dieta balanceada e quantidade adequada de exercício são a chave. Não esqueça de manter as visitas ao consultório. Pergunte sobre os tratamentos disponíveis e também sobre o Homeo Pet Artros, criado especificamente para este desafio.  Clique aqui para saber mais.

AMOR

Seu cão pode não estar pedindo por atenção como costumava fazer, mas ele ainda aprecia você e seus cuidados. Faça um esforço para manter seu cão ativo, incluído nas atividades da família e em contato com o mundo lá fora. Ao cuidar da sua saúde e garantir seu conforto, seu amigo vai viver seus últimos anos tão feliz quanto sempre foi.

Compartilhe:

Deixe um Comentário